em pouco tempo a coitada da bela trepadeira em plena floração ficou assim:
e assim:
Será isto normal? Não há maneiras mais profissionais e amigas da planta em plena floração de evitar que esta cresça para o passeio? E mesmo que cresça para o passeio, que mal isso tem? As pessoas nunca usam esse passeio! E os carros não podem aí estacionar, ou poderão? Seria bom que fosse permitido à planta ocupar todo esse espaço. Pelo menos evitava-se o triste e mal cheiroso espectáculo de pessoas a urinar contra as paredes. Sim porque sempre que há festa no Jardim, a CML esquece-se de providenciar sanitários móveis e de fechar mais tarde os sanitários que existem no lado poente, ao cimo dos Ladeirões.
Outra alarvidade dos serviços da CML dos espaços verdes. Isso em Itália era motivo para linchamento público ;-)
ResponderEliminarAqui é para louvores!
EliminarNão sei onde vão desencantar estes selvagens, é assim por todo o País.
ResponderEliminarDiz que na Turquia também não reagem bem a estas coisas.
ResponderEliminarNa Turquia ao menos serviu de rastilho. Aqui está tudo a dormir!
EliminarParece-me que se trata de buganvilia. Se for esse o caso, e por ter várias no jardim, sei por experiência própria que:
ResponderEliminar- cresce que se farta e reage bem a podas radicais como esta
- pica (o que não é muito simpático para quem tenha que transitar no passeio)
Quanto à "plena floração", as buganvílias estão sempre a dar flor, por serem uma planta tropical e não de climas temperados.
Apesar disto, esta não é provavelmente a melhor altura para podas, deveriam ter sido em Março o mais tardar pois o maior potencial de crescimento das plantas costuma ser na Primavera.
Então a solução é podar a bougainvillea todos os anos, impossibilitando a mesma de crescer?
EliminarComo disse Ribeirto Telles:
"Um espaço verde e um jardim são corpos vivo e portanto tem que acompanhar a vida, não é só varrer e usar a tesoura… isto é o símbolo do que não se deve fazer.”
Um bom livro para ler:
"A Árvore em Portugal"
Voltando ao assunto. É de facto lamentável, ainda por cima a poda foi de uma agressividade dantesca em pleno período de floração!
Se as bougainvilleas estavam a ficar muito grandes, porque é que não utilizaram outro cabo, em aço inoxidável, para prender os ramos que sobressaiam, como os que já existem e suportam as mesmas, como este:
http://www.peddy-shield.pt/shop/produkte/5-Kletterhilfe-Rankhilfe/Montagehinweise/40-apoio-para-trepadeiras-com-esticao-de-fios-de-aco-inoxidavel-para-todas-as-trepadeiras.html
Ou porque é que não arranjam um sistema ou uma estrutura que suporte as plantas? Assim, escusam de efectuar uma poda tão severa todos os anos e evitam que a trepadeira fique neste "bonito" estado... Mais parece que estamos no Jardim da Celeste e que a planta está a crescer num vaso...
É a lei da incompetência, do menor esforço, da inabilidade e da limitação!
Lamento Catarina R.P, mas não concordo com o que diz de as buganvilias estarem sempre a dar flor!! :-{
EliminarNo Outono e Inverno baixa a produção substancialmente!
É para arranjar espaço para os tags e grafitis da rapaziada!
ResponderEliminare mais espaco para urinarem.
EliminarConcordo inteiramente
EliminarPois, Catarina. Possivelmente ela voltará a crescer e os arboricidas da CML lá estarao à espera para voltar a repetir a proeza.
ResponderEliminarComo disse, ninguém transita naquele passeio e os carros näo podem estacionar ali.
Não têm mais nada com que se entreter?
ResponderEliminarHá muito pouco experiência e gosto para cuidar dos espaços públicos. Vejam como se vive tão bem sem árvores e sem jardins em grande parte das cidades. Embelezar a nossa existência, não passa por isto.
ResponderEliminarOs portugueses, em geral, não estimam as árvores, as trepadeiras e as plantas que vivem ao seu lado. Tenho um vizinho que cimentou o seu quintal porque as plantas e a terra sujam muito a casa. Obrigou-me cortar uma árvore de grande porte porque as folhas sujavam o quintal, um dia cortou-me a árvore toda do lado dele.
SUBSCREVO inteiramente o que diz sobre a "pouca experiência e gosto para cuidar os espaços públicos". Mas nem nas suas casas, grande parte das pessoas por este Portugal fora, prima por cuidar dos seus espaços. Quando me refiro a isso, reporto-me a uma situação que me arrepia e que corre na Net sobre "bidés a fazer de floreiras ladeando os muros de uma vivenda, algures numa terra que não sei o nome"... é simplesmente de tão baixo gosto, mas é assim por este Portugal fora...Este povo ainda tem que refinar muito....
Eliminaros jardineiros de hoje são trolhas reciclados, só sabem usar a motoserra para cortar as cabeças às árvores porque podar com critério não é fácil, depende da experiência (ou um mestrado em jardinagem?); ganham o salário mínimo, mas pelo menos não estão desempregados, dirá o Sá Fernandes; e daí... devem ser daqueles que para não perderem o subsídio de desemprego são obrigados a aceitar um part-time de 3 meses, com o patrão a pagar 70 euros e a segurança social a pagar o resto, enfim, estagiários
ResponderEliminar