sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cupressus lusitanica. Resposta da AFN.

Na sequência dos ofícios enviados à CML, ao LPVVA, e à AFN por um grupo de membros do Cidadania Lx, recebemos agora as explicações que a Autoridade Nacional Florestal tem para fornecer sobre o assunto, que a seguir reproduzimos:
Agradecemos à AFN as explicações fornecidas que remetem a causa do lamentável presente estado do 'Cipreste do Buçaco' para os vandalismos de que terá sido vítima, vandalismos já apontados como a causa da degradação pelo LPVVA.
Conclusão: segundo o LPVVA e a AFN a degradação do 'Cipreste' não tem qualquer relação com as obras de 'requalificação' do jardim, mas tão só com vandalismos vários, entre os quais fogos ateados no interior do seu tronco, que o enfraqueceram diminuindo-lhe as defesas contra parasitas.

Assim sendo cabe à CML assumir a responsabilidade na não protecção, ou deficiente protecção, prestada a este insubstituível especímene.

2 comentários:

  1. Os parques da cidade são vigiados por guardas florestais. Alguma vez foi considerada a hipótese de haver uma ronda de guardas florestais no Jardim?

    Todos os dias vejo pessoal de jardinagem a limpar o jardim e não são jardineiros da CML, são, julgo eu, subcontratados. Há alguma forma de falar com o Vereador Sá Fernandes para chamar a atenção para o estado do cipreste?

    Um dia de manhã bem cedo, a passear a minha cadela, vi um grupo de jovens a acabar de acordar. Junto deles tinham comida,tambores e cães vadios. Tinham estado a dormir junto ao tronco do cipreste, dentro da cerca que protege o tronco. Com certeza há formas de evitar isto.....

    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Viva Patrícia,
    Os fogos aos quais a AFN e o LPVVA atribuem o mau estado do 'cedro' terão acontecido há dois anos. Ora as obras no jardim iniciaram-se em Setembro 2009, portanto há mais de dois anos, tendo sido dadas como terminadas em finais de Maio de 2010. Durante esse período o jardim esteve fechado com gradeamentos e interditado aos cidadãos. Não deixa de ser estranho que esses vandalismos se tenham verificado nessa época.
    De facto já depois da inauguração o jardim foi 'patrulhado' por dois agentes privados da Securitas. Para além da duvidosa legalidade de um espaço público ser vigiado por agentes privados o certo é que essa vigilância só decorreu durante o dia e até cerca das 23h-24h. E passados poucos meses esses agentes não foram mais avistados.
    Claro que sairia mais barato colocar à volta do cipreste um gradeamento mais eficaz e colocar uns paineis didáticos informando dos cuidados a ter com esse espécimene.

    ResponderEliminar