segunda-feira, 3 de junho de 2013

Será isto Normal?

Hoje de manhã uma equipa de lenhadores ao serviço da CML fizeram este lindo trabalho:
em pouco tempo a coitada da bela trepadeira em plena floração ficou assim:
e assim:
Será isto normal? Não há maneiras mais profissionais e amigas da planta em plena floração de evitar que esta cresça para o passeio? E mesmo que cresça para o passeio, que mal isso tem? As pessoas nunca usam esse passeio!  E os carros não podem aí estacionar, ou poderão? Seria bom que fosse permitido à planta ocupar todo esse espaço. Pelo menos evitava-se o triste e mal cheiroso espectáculo de pessoas a urinar contra as paredes. Sim porque sempre que há festa no Jardim, a CML esquece-se de providenciar sanitários móveis e de fechar mais tarde os sanitários que existem no lado poente, ao cimo dos Ladeirões.

16 comentários:

  1. Outra alarvidade dos serviços da CML dos espaços verdes. Isso em Itália era motivo para linchamento público ;-)

    ResponderEliminar
  2. Não sei onde vão desencantar estes selvagens, é assim por todo o País.

    ResponderEliminar
  3. Diz que na Turquia também não reagem bem a estas coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Turquia ao menos serviu de rastilho. Aqui está tudo a dormir!

      Eliminar
  4. Parece-me que se trata de buganvilia. Se for esse o caso, e por ter várias no jardim, sei por experiência própria que:
    - cresce que se farta e reage bem a podas radicais como esta
    - pica (o que não é muito simpático para quem tenha que transitar no passeio)
    Quanto à "plena floração", as buganvílias estão sempre a dar flor, por serem uma planta tropical e não de climas temperados.

    Apesar disto, esta não é provavelmente a melhor altura para podas, deveriam ter sido em Março o mais tardar pois o maior potencial de crescimento das plantas costuma ser na Primavera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então a solução é podar a bougainvillea todos os anos, impossibilitando a mesma de crescer?
      Como disse Ribeirto Telles:

      "Um espaço verde e um jardim são corpos vivo e portanto tem que acompanhar a vida, não é só varrer e usar a tesoura… isto é o símbolo do que não se deve fazer.”
      Um bom livro para ler:

      "A Árvore em Portugal"

      Voltando ao assunto. É de facto lamentável, ainda por cima a poda foi de uma agressividade dantesca em pleno período de floração!


      Se as bougainvilleas estavam a ficar muito grandes, porque é que não utilizaram outro cabo, em aço inoxidável, para prender os ramos que sobressaiam, como os que já existem e suportam as mesmas, como este:

      http://www.peddy-shield.pt/shop/produkte/5-Kletterhilfe-Rankhilfe/Montagehinweise/40-apoio-para-trepadeiras-com-esticao-de-fios-de-aco-inoxidavel-para-todas-as-trepadeiras.html

      Ou porque é que não arranjam um sistema ou uma estrutura que suporte as plantas? Assim, escusam de efectuar uma poda tão severa todos os anos e evitam que a trepadeira fique neste "bonito" estado... Mais parece que estamos no Jardim da Celeste e que a planta está a crescer num vaso...

      É a lei da incompetência, do menor esforço, da inabilidade e da limitação!

      Eliminar
    2. Lamento Catarina R.P, mas não concordo com o que diz de as buganvilias estarem sempre a dar flor!! :-{
      No Outono e Inverno baixa a produção substancialmente!

      Eliminar
  5. É para arranjar espaço para os tags e grafitis da rapaziada!

    ResponderEliminar
  6. Pois, Catarina. Possivelmente ela voltará a crescer e os arboricidas da CML lá estarao à espera para voltar a repetir a proeza.
    Como disse, ninguém transita naquele passeio e os carros näo podem estacionar ali.

    ResponderEliminar
  7. Não têm mais nada com que se entreter?

    ResponderEliminar
  8. Há muito pouco experiência e gosto para cuidar dos espaços públicos. Vejam como se vive tão bem sem árvores e sem jardins em grande parte das cidades. Embelezar a nossa existência, não passa por isto.
    Os portugueses, em geral, não estimam as árvores, as trepadeiras e as plantas que vivem ao seu lado. Tenho um vizinho que cimentou o seu quintal porque as plantas e a terra sujam muito a casa. Obrigou-me cortar uma árvore de grande porte porque as folhas sujavam o quintal, um dia cortou-me a árvore toda do lado dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SUBSCREVO inteiramente o que diz sobre a "pouca experiência e gosto para cuidar os espaços públicos". Mas nem nas suas casas, grande parte das pessoas por este Portugal fora, prima por cuidar dos seus espaços. Quando me refiro a isso, reporto-me a uma situação que me arrepia e que corre na Net sobre "bidés a fazer de floreiras ladeando os muros de uma vivenda, algures numa terra que não sei o nome"... é simplesmente de tão baixo gosto, mas é assim por este Portugal fora...Este povo ainda tem que refinar muito....

      Eliminar
  9. os jardineiros de hoje são trolhas reciclados, só sabem usar a motoserra para cortar as cabeças às árvores porque podar com critério não é fácil, depende da experiência (ou um mestrado em jardinagem?); ganham o salário mínimo, mas pelo menos não estão desempregados, dirá o Sá Fernandes; e daí... devem ser daqueles que para não perderem o subsídio de desemprego são obrigados a aceitar um part-time de 3 meses, com o patrão a pagar 70 euros e a segurança social a pagar o resto, enfim, estagiários

    ResponderEliminar