terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A indesejável reconstrução do palacete Rosa.


O palacete, conhecido como palacete Rosa, situado à entrada da praça do Príncipe Real, ver infografia, é um belo exemplar da arquitectura dos finais do século XIX,  único na praça pela sua situação privilegiada e isolada, tem um processo entrado na Câmara Municipal de Lisboa, para remodelação e ampliação.

localização do palacete Rosa

Não conhecemos o projecto em detalhe para nos pronunciarmos sobre a remodelação mas, pelo que se conhece de tantos outros casos de remodelações de palacetes e casas antigas com ricos interiores, tememos que neste caso aconteça o mesmo, ou seja, a sua bela escadaria em madeira, a belíssima clarabóia e os tectos ornados de motivos florais, sejam destruídos.
Para além da eventual destruição dos seus belos interiores também a ampliação do edifício nos preocupa e recusamos a todos os títulos. Por isso achamos mais apropriado falar numa reconstrução, pois é disso que se trata, e não numa mera remodelação
Esta ampliação consistirá, caso o projecto mereça aprovação, em acrescentar mais um piso, sendo que as actuais águas furtadas serão também alteadas, pelo que se poderá afirmar que o edifício ganhará dois novos pisos, ver fotos da maquete.


Ora tal ampliação em altura, a ser permitida, irá alterar, distorcer, todo o equilíbrio das cérceas que se observa na praça, e em particular no seu topo poente, ver fotos e foto montagens de como será o edifício com mais um só piso, quanto mais com quase dois pisos.

 Como é.

Como seria.

 Como é.

Como seria.

 Como é.

Como seria.

Como é.

Como seria.

Embora a praça não esteja ainda, lamentavelmente, classificada, esperemos que a CML tenha o bom senso de pedir um parecer à DGPC e que esta direcção geral reprove o proposto projecto de ampliação.
Há ainda um outro aspecto envolvido neste projecto de ampliação que deve ser tido em conta na sua apreciação. É que, para além do seu impacto negativo no equilíbrio do edificado da praça, o facto de se pretender rentabilizar o empreendimento através da oferta de mais espaços comerciais, de bares e de restauração, irá traduzir-se em mais tráfico de pessoas e viaturas numa zona já completamente saturada de tráfico automóvel e espaços comerciais desse mesmo tipo.

Por todas estas razões, pelos seus impactos negativos, apelamos ao bom senso da CML para que reprove o projecto de remodelação e ampliação do belo palacete Rosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário