sábado, 7 de dezembro de 2019

Cedro-do-Buçaco

O famoso exemplar de Cupressus lusitanica, vulgo Cedro-do-Buçaco,  uma das 7 árvores classificadas deste jardim, é amparado por uma estrutura metálica cujo estado não é dos melhores.
Durante a grande intervenção que o jardim sofreu em 2009 essa estrutura já então necessitava de ser reparada, mas não foi por, segundo nos foi afirmado por responsáveis da obra, se temer danificar o próprio Cedro-do-Buçaco ao se mexer nessa estrutura que ampara a velha árvore.
Assim muito nos espanta que agora, 10 anos passados, e 10 anos que foram muito penalizadores para a árvore, submetida ao stress das várias obras que tem decorrido no jardim, vítima  de vários vandalismos que chagaram a queimar parte do seu tronco, tenha agora sido decidido intervencionar essa estrutura.
Começaram dia 5 os preparativos para a intervenção na estrutura metálica de suporte do "Cedro do Bussaco". Há já uns tempos atrás tinha sido colocado um aviso sobre o início desses trabalhos considerados urgentes:



Nada temos a opor a que a estrutura de suporte seja reparada e melhorada desde que essa intervenção seja feita com todo o cuidado para não debilitar o cedro que se encontra já tão fragilizado.
No aviso colocado na rede que cerca a árvore diz-se que a intervenção foi autorizada pelo ICNF. Pois, mal seria que fosse feita à revelia desse organismo tutelar destes exemplares classificados. Mas não basta, o ICNF não pode alhear-se do decorrer da obra. Deve acompanhá-la de perto, diariamente, a fim de prevenir e evitar danos maiores.
Será, por exemplo, aconselhável movimentar um pesado, como mostra a fotografia, junto à árvore? Este tipo de acções não auguram nada de bom para o que pode vir a acontecer durante os 60 dias previstos para a intervenção.





Sem comentários:

Enviar um comentário