quinta-feira, 22 de julho de 2010

Artigo do "Público".


A propósito da passagem de dois meses após a inauguração do Jardim a jornalista Inês Boaventura publicou na edição de hoje do "Público" um pequeno mas elucidativo artigo sobre o estado do Jardim. O artigo, que reproduzimos abaixo, pode ser consultado aqui.

Nota: clicar na imagem para aumentar.


PS às 20h.

O artigo da edição em papel tem uma caixa com o seguinte teor:


"O gabinete do vereador José Sá Fernandes reconhece que há muito pó no jardim, "sobretudo pela estação do ano e por se tratar de uma intervenção recente". A situação "deverá melhorar" com as primeiras chuvas, acrescenta, defendendo o pavimento como "o mais adequado". Quanto às árvores moribundas, "em qualquer plantação existe uma percentagem de árvores que pode não sobreviver". Neste caso, serão "três ou quatro" num universo de "mais de 50" e serão substituídas "caso se justifique"."

Esta tentativa de justificação do gab. do vereador JSF merece-nos dois comentários:
1- já decorreram dois meses após a inauguração e já choveu bastante desde então. Como o video da Leonor Areal bem documenta, o miradouro de S.Pedro de Alcântara, dotado do mesmo tipo de piso, continua a produzir pó
ao fim de mais de dois anos;
2 - Certo que em qualquer plantação há sempre uma percentagem de árvores que não vinga. Agora o que está em causa é que das 5 árvores plantadas no interior do jardim, em substituição das 10 abatidas, 3 estão mortas e uma meio morta.
Quanto aos lódãos plantados no alinhamento não há nenhum com muito bom aspecto, mas ainda é cedo para saber quantos desses 50 lódãos irão perecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário