domingo, 15 de agosto de 2010

Reabilitação de pavimentos.

Aspecto do novo piso. A altura do lancil foi fortemente reduzida.

Segundo notícias saídas nos jornais a CML prepara-se para gastar 8 milhões de euros no que apelidam de 'Reabilitação de Pavimentos' em diversas zonas da cidade.
A empreitada nº 27/DMPO/DOIS/DCRIS/2010 no valor de 73883,50 €, adjudicada à Estrela do Norte, Lda, diz respeito à Praça do Príncipe Real e é uma das primeiras obras que se insere nesse projecto de reabilitação de pavimentos.
De facto os pisos das ruas que delimitam a praça estavam miseráveis, apesar de ainda em Março do corrente ano terem sido tapados os buracos mais visíveis.
Mas o que a CML - ou a Estrela do Norte - entende por reabilitação dos pavimentos está longe de ser uma verdadeira reabilitação. É antes, pura e simplesmente, a colocação de uma camada de alcatrão em cima do degradado piso. Quando muito esgravataram o piso existente para melhor aderência da nova camada e já está.
É claro que além de se observar uma forte redução da altura dos lancis, com todos os inconvenientes que isso acarreta em tempos de intempéries, o facto de não se reabilitar o pavimento em profundidade, com remoção de toda a velha camada de alcatrão e reparação do substrato onde assenta o piso superficial, conduzirá forçosamente a uma mais rápida degradação do novo piso.

Altura do lancil antes.

Altura do lancil depois.

Aspecto actual de uma sarjeta (ou bueiro).

Ligação de duas camadas adjacentes.

Já aparecem buracos no novo piso.
Nota de 24 de Agosto: não se trata de um buraco mas sim de uma marcação do local de uma tampa de saneamento que ficou tapada pela nova camada de alcatrão.

Conclusão: gasta-se dinheiro em obras de fachada para durarem meia dúzia de anos em vez de se optar por um trabalho sério como deveria ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário