quarta-feira, 28 de maio de 2014

Deixem o Príncipe Real em paz!

Quando todos pensávamos nunca mais ouviríamos falar da construção de um parque de estacionamento subterrâneo em “L” em redor do Jardim do Príncipe Real desde que o mesmo foi fortemente contestado pelos moradores há nem 15 anos, eis que a CML, ao que tudo indica e por razões que a razão desconhece, mas suspeitamos quais sejam, se prepara para voltar à carga com o malfadado projecto.
A eventual construção de um tal parque (4 pisos subterrâneos e com fundações a menos de 1 m da estrutura da patriarcal e ameaçando seriamente também árvores de grande porte, várias delas classificadas), significaria o golpe de misericórdia no já tão degradado e enfraquecido jardim além de fazer perigar, senão destruir, o valiosíssimo e único património mundial da rede da Mãe d'Água que, partindo do reservatório central, estende os seus braços subterrâneos para as vertentes Norte e Sul do então Alto da Cotovia, actual Praça do Príncipe Real. Há parecer favorável da Sec. Estado da Cultura? Será inconcebível que o haja.

A construção de um parque subterrâneo para estacionamento automóvel além de colocar em perigo quer o coberto vegetal do Jardim, já tão castigado (há parecer favorável do ICNF? Será inconcebível que o haja…), e todo o conjunto classificado da Mãe d'Água é um absurdo contra-producente na medida em que ao oferecer mais lugares de estacionamento tal irá atrair ainda mais veículos para a já tão congestionada zona, num ciclo vicioso imparável (há estudos de mobilidade favoráveis a esta enormidade? Será inconcebível que os haja…

Fica o alerta: opor-nos-emos com todos os meios à nossa disposição contra tal absurdo

8 comentários:

  1. Temos de começar a agir desde já!

    Que começem a chover os e-mails para o Vereador Sá Fernandes, o da mobilidade e mesmo para o Gabinete do Presidente! Temos de agir, e depressa!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo apoio. Já estamos a desenvolver o que pensamos serem as necessárias acções.

    ResponderEliminar
  3. Para além dos argumentos de escala local apresentados por vocês, há também o argumento da mobilidade à escala urbana/metropolitana: como é que se continua a favorecer a construção de mais estacionamento quando toda a retórica política e urbanística consiste em queixar-se do congestionamento e da falta de financiamento e de utilização dos transportes públicos. Um parque de estacionamento é um verdadeiro aspirador de carros: construam um, o efeito de aumento do trânsito nas imediações é imediato, e com a ilusão de estarem a solucionar um problema de congestionamento (falta de estacionamento), quando na verdade estão a piorá-lo à escala da cidade e da AML. Ao facilitarmos a vida dos automobilistas, mesmo em bairros centrais bem servidos (ou que poderiam sê-lo), estamos a promover ainda mais a mobilidade menos sustentável e o declínio do transporte público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas ideias para defesa da nossa posição. Essa é uma das linhas em que vamos assentar a defesa dos nossos pontos de vista.

      Eliminar
  4. se tudo for feito de acordo com a real proteçao do jardim e todo o seu envolvente,não entento como não se queira promover o estacionamento subtarraneo e regrado para os moradores do pr.real nos quais me incluo. So mesmo quem nao aqui vive e percebe o q é estar meia hora para estacionar depois de um dia de trabalho é q pode condenar tal medida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo das 15:19,
      Pode crer que muitos de nós sofremos o mesmo martírio de que se queixa e mesmo assim somos contra a construção do parque. Além dessa construção pôr em perigo toda a patriacal e o coberto arbóreo do Jardim não resolverá o problema que nos afecta pois a maior oferta irá induzir uma maior procura e acabamos pior do que já estamos.

      Eliminar
  5. Circula já uma petição contra a construção do parque de estacionamento.

    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT73655

    Já desde há dias que tenho reparado que o lago/ reservatório que se encontra situado no meio do jardim do Príncipe Real está a ser esvaziado e ainda ontem, ao final do dia, estava quase vazio. Presumo que terá algo a ver com as prospecções que estão a ser executadas.

    Por favor, mantenham-nos a par das acções que pretendem fazer, quer junto da JF da Misericórdia quer junto da CML.

    Proponho, também, seja promovida uma reunião com os residentes, comerciantes, JF e CML.

    Deixo aqui o meu email caso possa ajudar-vos.
    prencarnacao [at]gmail.com

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigados pela disponibilidade e pelo apoio. Quanto à petição: sabemos que foi posta no ar logo após termos colocado esta notícia no blogue. Mas não temos nada a ver com ela e iremos em breve lançar a nossa própria petição.

      Eliminar