domingo, 7 de janeiro de 2018

Estão à espera de quê?

O "Cedro do Buçaco", ícone deste Jardim, está há largos meses à mercê de quem, por manifesta falta de civilidade e negligência, ou mesmo por deliberada intenção, nele provoca sérios danos, como os que se tem vindo a verificar ao longo destes últimos anos.
Após o último dramático episódio, em 2016, que quase provocou a incineração da vetusta árvore:
a Junta de Freguesia da Misericórdia colocou dois pequenos painéis no gradeamento de suporte alertando para a proibição de subir à árvore:
painéis esses que rapidamente foram vandalizados, sucessivas vezes, até que a JFM deles desistiu. Agora, desde há largos meses, nem estes tímidos paineis existem para protecção da árvore.

Desde então, nada, mesmo nada, protege, avisa, adverte pedagogicamente e informa sobre a penalização de quem por inconsciência negligente ou deliberado vandalismo provocar danos à árvore incluindo trepar à mesma.
Já se fizeram chegar à JFM inúmeras sugestões de soluções que permitam persevar a árvore sem prejuízo da integral apreciação da mesma pelos frequentadores do Jardim.

Ontem chegou-nos por mensagem electrónica mais um alerta e pedido de ajuda para evitar males maiores:


"Boa tarde. Esta tarde um pouco antes das 18h, eu estive no Jardim do Principe Real e ouvi muitos vozes cantando "Parabéns a voce..." Eu olhei e houve um grupo de pessoas que tinha escalado a grande e velha arvore. Estava escuro e não consigo ver detalhes, mas eles acendem fogos artificiais ("sparklers") de cima na arvore.

Eu tentei encontrar policia mas como sempre houve nenhum perto do jardim.

Quem está a proteger está magnifica arvore? E o que devo fazer na próxima vez? 112???

Moro no bairro e eu gostaria de estar envolvida.  Muito obrigada!

Robin Statfeld"

Infelizmente, Robin, ninguém está a proteger a magnifica árvore. Nem a JFM, nem o ICNF, pois que se trata de uma árvore classificada, se preocupam com a protecção deste Ex Libris do Jardim e da Cidade de Lisboa.



Sem comentários:

Enviar um comentário