quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mais vale tarde do que nunca.


Talvez por se aproximarem as próximas autárquicas, talvez por as queixas dos utentes serem constantes, o certo é que finalmente os (irre)responsáveis pela desastrosa intervenção no jardim, a pouco e pouco, vão tentando remendar os problemas que criaram.
Depois da reformulação dos canteiros, ainda em curso, com plantas rasteiras, ver nossa nota anterior, estão agora a tentar resolver o terrível problema do pó que o actual piso origina.
A solução que está a ser aplicada consiste em remover a camada superior (ver imagens) até se encontrar 'rocha' firme. Após essa decapagem o piso é borrifado com um líquido cola especial que uma vez seco funcionará como uma espécie de pele elástica que impedirá, assim esperam, a desagregação do piso com a consequente produção de mais poeiras.
Pensamos que esta solução não resolverá em definitivo o principal problema deste piso, que é precisamente o pó, além de, uma vez retirada a camada superior, o piso adquire uma dureza de autêntica rocha muito desagradável num jardim com estas características, enquanto o natural desgaste não ocorrer.
Uma verdadeira solução teria de passar pela completa remoção do actual piso e sua substituição por outro mais adequado. Mas essa solução equivaleria ao manifesto reconhecimento da incompetência dos responsáveis pela tão gabada 'requalificação' do jardim, além de ser muito cara.
Resta averiguar os estragos que estes dois anos a respirar pó em que uma das componentes é vidro moído terão provocado na saúde de pessoas, animais e plantas.

Nesta foto observa-se bem a diferença entre a parte mais clara do piso que corresponde à zona onde a solta camada superior foi já removida, e a mais carregada onde essa camada ainda persiste.
Estas fotos dão uma ideia da quantidade de 'terra' que está a ser removida.
Aspecto dos trabalhos em curso


1 comentário:

  1. Hoje, com o forte vento que estava, notava-se grandes nuvens de pó no Príncipe Real. Era dia de mercado biológico, e perguntei ao responsável pela 1a banca se eles já tinham se queixado à Camara. Ele disse-me que sim, várias vezes, e contou-me sobre a tal "cola" que disseram estar a ser aplicada no piso. Eu não cheguei a repararem em nenhum trabalho. Espero que se esta solução não funcionar, que os responsáveis da Camara substituam finalmente esta lamentável cobertura.

    ResponderEliminar