sábado, 5 de maio de 2018

Porquê?

Com a reactivação, parcial, do eléctrico 24, a paragem que existia em frente à confeitaria Cister, junto ao Museu de Ciência, foi removida e colocada a cerca de 90 m de distância,  em frente à entrada para Imprensa Nacional, ver esquema:
 A vermelho as actuais paragens dos E24 e dos autocarros da carris no sentido Chiado-Rato

Esta mudança é incompreensível e está a ser muito prejudicial para utentes e para a fluidez do trânsito. As razões que levaram à sua mudança deveriam/devem ser explicadas e fundamentadas por quem de direito.
Porque é que consideramos a mudança da paragem uma má decisão?
1 - Aumenta em cerca de 90 m a distância entre a paragem junto ao jardim e a actual posição;
2 - Retira a possiblidade de rapidamente as pessoas passarem da paragem no sentido Chiado-Rato para o sentido Rato-Chiado e vice-versa;
3 - Coloca a nova paragem logo após uma curva - para quem circula no sentido Chiado-Rato - e recebe mais o trânsito que vindo da rua da Imprensa Nacional, se dirige para o Rato;
4 - Está colocada num dos pontos em que a Rua da Escola Politécnica é mais estreita;
5-  Está colocada precisamente em frente à garagem de um edifício particular o que vai perturbar a entrada e saída de veículos dessa garagem e perturbar o trânsito no sentido Rato-Chiado, quando um veículo quiser entrar na garagem e um eléctrico ou autocarro estiver parado na paragem.

Mas a opção por esse local para colocar a paragem ainda mais incompreensível se mostra se repararmos que mais à frente, a cerca de 80 m, existe uma placa separadora onde dantes estava colocada uma paragem de eléctricos e autocarros.
Assim o que sugerimos para corrigir tão aberrante escolha é que seja resposta a paragem junto ao Museu de Ciência, em frente à confeitaria Cister, e, só para os eléctricos, seja reposta a paragem em frente à igreja de S. Mamede, no separador central (a verde no gráfico).

Posição da actual paragem, cortando o acesso a uma gargem particular.
A actual paragem fica após uma curva e onde a via se estreita mais.
 Separdor central onde deveria ficar uma paragem para o E24.
 A antiga paragem era aqui. A largura da via é aqui muito superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário