sábado, 9 de outubro de 2010

Acabou-se o pretexto.

O pretexto avançado pela CML para a destruição das duas áreas verdes existentes na praça do Príncipe Real, a poente do Jardim, foi o de permitir transpor a feira de agricultura biológica para essas áreas durante a intervenção no jardim.
A destruição desses dois espaços verdes não estava contemplada no projecto de 'requalificação' do jardim como se pode ver, p.ex, no croquis divulgado pela Câmara:

As duas áreas verdes a poente mantém-se, no projecto, verdes.
Na legenda, no canto inferior direito, lê-se : Feira biológica; Local provisório.

Acontece que a feira só ocupou uma das áreas, não se percebendo pois a razão da destruição da outra área. Acontece também que o vereador José Sá Fernandes, questionado em várias ocasiões sobre o assunto, referiu que o calcetamento realizado não era irreversível e que logo que a feira voltasse para a anterior localização a reposição dos espaços verdes seria repensada.
Nunca acreditamos nisso, até porque a verdadeira explicação do calcetamento dessas duas áreas verdes nos foi dada por uma responsável da Câmara: a Câmara não tem meios para manter as áreas verdes da cidade. Assim, logo que surge um pretexto, elimina-as.

A feira da agricultura biológica voltou desde Sábado passado para a sua localização inicial:



É então altura de perguntar ao sr. vereador José Sá Fernandes: quando é que se decidem a repor - a requalificar - os dois espaços verdes que tão lamentavelmente foram destruídos?

Sem comentários:

Enviar um comentário