terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mais uma que estava inclinada.

Há umas semanas atrás quem frequenta o jardim das Amoreiras e/ou o museu Vieira da Silva/Arpad Szenes, deparou-se com mais este corte, mesmo em frente ao museu :


Qual a razão que leva os serviços da Câmara Municipal de Lisboa a estes constantes abates?
A árvore estava doente? Não, obviamente. Apresentava perigo de queda iminente? Não, obviamente.
Então porque a cortaram? Porque cresceu mal!
Cresceu inclinada, coitada. E embora a inclinação se apresentasse para o lado de dentro, para o lado da relva, nunca se sabe, e quem tem cu tem medo, e mais vale prevenir do que remediar, e, pelo sim pelo não, mais vale cortar.

Foto antes do corte (fonte: Google Street view).

Felizmente noutras paragens não se segue a 'escola' de Lisboa:

Árvore super inclinada no parque do palácio de Charlottenburg, Berlim.

A árvore nas fotos supra - e não é a única neste parque a apresentar forte inclinação - está assim há largos anos, que eu possa testemunhar.
O jardim e parque foi alvo de uma recuperação recente - como se pode ver pelo novo piso - mas os temerosos técnicos do parque não consideraram ser de cortar esta e outras árvores com inclinações semelhantes. Porquê? Não receiam por em perigo a vida de pessoas e animais? Com certeza que sim, que esse perigo foi avaliado. E avaliar não é olhar para ela, é verificar, quantificar o perigo de ruptura mecânica segundo normas e procedimentos próprios.
Ora a questão que se tem de colocar aos nossos reputados técnicos camarários é se avaliaram o perigo de queda da árvore na praça das Amoreiras. Ou se se limitaram a olhar para ela e disseram: está um bocado inclinada, pelo sim pelo não o melhor é cortá-la.

4 comentários:

  1. As árvores inclinadas são mais seguras do que as direitas.
    Quando as árvores inclinadas estão em locais onde a sua eventual queda pode provocar danos, basta que lhe seja colocado uma peça de suporte para a amparar visto que se sabe de antemão onde caem, nas árvores direitinhas é que isso já não é possível e a verdade é que também podem cair.

    ResponderEliminar
  2. MORTE ÀS ÁRVORES E A QUEM AS APOIAR! parece ser o mote da CML.
    e se calhar parece e é.
    NC

    ResponderEliminar
  3. Certeira como sempre Rosa. De facto as árvores que crescem direito é que são as mais perigosas. Nunca se sabe para que lado irão cair, caso caiam.

    E caro NC, tem toda a razão: se calhar parece e é.

    ResponderEliminar