terça-feira, 6 de abril de 2010

Um óasis verde?


Havia verdes relvas em torno do lago


Agora não vai haver mais relva.
Olaia junto ao lago. Fotografia de Lara Zee.


Olaia junto ao lago dias antes da intervenção.

onde estão as prometidas relvas?

Canteiro arrelvado já com marcas das máquinas pesadas.
O mesmo canteiro já com os arbustos que vão substituir a relva.

antes

agora

onde estão as relvas?

onde estão as prometidas relvas?

O que está a ser plantado em lugar da relva.

A pgs 128 do 'Guia dos Parques, Jardins e Geomonumentos de Lisboa' editado pela CML em Junho de 2009, pode ler-se no início do artigo dedicado ao jardim do Príncipe Real:
'Plantado entre 1859 e 1863 no cimo do Bairro Alto, em pleno Príncipe Real, este é um oásis de verdura e frescura no Verão, bem no miolo da cidade histórica, e inserido no espírito urbano de Lisboa.'
Sim de facto era essa a sensação do passeante que vindo do Chiado, atravessando o Bairro Alto, tinha ao chegar ao Príncipe Real: chegara a um oásis de verdura e frescura.
Mas não a vai ter mais. O Príncipe Real deixou de ser um jardim romântico com denso arvoredo e frescos e verdes relvados para se transformar num jardim mediterrânico, seco e desensombrado.

10 comentários:

  1. Uma vergonha toda a atitude subjacente a este processo. Falta de respeito total pela Cidade, pelo Património e pelos Habitantes...Mais um caso igual a tantos outros aqui e ali pela cidade e pelo País...

    Luis Miguel Correia

    LISBOA ENTRE CABOS
    BLOG DOS NAVIOS E DO MAR

    ResponderEliminar
  2. Acima de tudo, não é o que alguém disse mas o que está no projecto. E se o projecto prevê algumas zonas de arbustos não deixa de manter como áreas arrelvadas a grande maioria das anteriores áreas arrelvadas.

    Quem alterou o projecto? Onde está essa alteração registada?

    ResponderEliminar
  3. Confesso que estou absolutamente surpreendido, com tudo o que vocês aqui relatam. Estou ( e continuo ) ligado ao Projecto Limpar Portugal, aqui em Lisboa, tenho participado nalgumas iniciativas do projecto "plantar uma arvore", pela cidade de Lisboa, com uma excelente colaboração por parte da área ambiental da câmara, e em especial da divisão de matas e jardins, e não consigo perceber o que se passa aqui no Jardim do Príncipe Real que é tão meu quanto vosso e de todos os residentes nesta nossa linda, aprazível e internacionalmente reconhecida cidade. Só pode existir aqui um grande equivoco ou uma total falta de comunicação, entre os responsáveis da CML, e este movimento de cidadãos, pois não consigo vislumbrar outra razão para o que aqui vejo relatado.

    ResponderEliminar
  4. estive la ontem estive la hoje e disseram-me com muito maus modos que vai ficar pronto no dia 24 de abril e a inauguração será em 25 de abril.

    O verda na naturesa faz bem a nos a todos e ao Planeta.
    Embora todas as pessoas gostem de relva a relva tras algumas complicações , ao ser cortada desprende-se um gaz toxico muito poluente. Não entro em detalhes so indo reprocurar...as fontes. mas em lugar de relva ha outras coisas para plantar .O que me parece muitissimo grave é se tiraram mesmo o emmpedramento 'á portuguesa' que é muito bonito.

    tudo isto é lamentavel, já é um calvario passar por ali e desde ha tantos meses....

    e tantas reunioes e papelada e não ha não houve nada a fazer pelo jardim.

    Alguem sabe das arvores ilegais' que iam plantar?
    Ilegais como ? nunca encontrei dados sobre isso.

    do grupo dos amigos do principe real.
    carlota portugal

    ResponderEliminar
  5. Caro Carlos Miguel:
    'Só pode existir aqui um grande equivoco ou uma total falta de comunicação, entre os responsáveis da CML, e este movimento de cidadãos, pois não consigo vislumbrar outra razão para o que aqui vejo relatado.'
    Há de facto uma total surdez de certos responsáveis da CML para com este grupo de cidadãos. Mas da nossa parte temos feito tudo o que podemos para sermos ouvidos, pode crer.

    ResponderEliminar
  6. Cara ARS,
    A inauguração será a 25 de Abril? Duvido, mas mesmo a 25 de Abril são quase dois meses de atraso, ou seja, um atraso de quase 50% em relação ao prazo de 4 meses proposto pela ISS Plantiagro para completar a obra.

    'a relva tras algumas complicações , ao ser cortada desprende-se um gaz toxico muito poluente.'
    Não digo que não nem que sim, não sou perito na matéria. Para mim o cheiro da relva cortada é muito agradável e não me consta que alguém tenha morrido intoxicado ao respirar o ar impregnado com o cheiro de relva cortada! Se assim fosse coitados dos ingleses.
    Mas já agora...porque não acabar com as relvas dos campos de golfe para eliminar esse potencial perigo?

    ResponderEliminar
  7. Chamo-me Anabela,e, por acaso, vim parar ao "clube" dos amigos do Principe Real, pois antes não tinha conhecimento da sua existência.
    Desde há muito que admiro este jardim,e tenho passado nele muitos e bons bocados. Para além de descansar na relva e passar momentos agradáveis no mesmo, fiz durante muito tempo a feira de antiguidades, que decorria no último Sábado de cada mês.
    Foi com uma grande angustia que vi as fotos publicadas.Não sou pessimista, mas já me começo a habituar que quando mudam alguma coisa, nunca é para melhor. Mas constactar que deixam um jardim com árvores centenárias entregue a um qualquer arquitecto sem o mínimo de sensibilidade, é muita irresponsabilidade.
    Pelos vistos, estamos mesmo entregues aos loucos....

    ResponderEliminar
  8. a relva tras algumas complicações , ao ser cortada desprende-se um gaz toxico muito poluente.'

    Também não sou perita na matéria, mas jamais ouvi dizer tal coisa, os relvados têm de facto alguns inconvenientes, principalmente no que diz respeito à quantidade de água que se gasta apara regar e à utilização de adubos, mas gaz tóxico muito poluente?? A que fontes se refere Carlota?

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida que após a catástrofo que foi e é em alguma medida esta dita " requalificação", presumo que no mínimo seja de louvar a opção pelos lódãos ( árvores nativas invés das robíneas) e até a subtituição da relva por vegetação rasteira, pois irá ajudar a combater o abuso de rega ( comum no relvado) e será de maior interesse para um conjunto de seres vivos que necessistam de abrigos.

    ResponderEliminar
  10. as fotos aqui apresentadas foram tiradas antes da intervenção no espaço, aqui fica um desafio: visite e desfrute. verifique que o espaço ficou muito agradável e apesar de diferente continua muito bonito e nada como as fotos aqui apresentadas o demonstram.

    ResponderEliminar