segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O cerco ao Jardim Botânico

Os 'Amigos do Príncipe Real' partilham a preocupação e estão solidários com os 'Amigos do Jardim Botânico' no que respeita aos impactos que o  Plano de Pormenor do Parque Mayer (PPPM) e as reconstruções licenciadas pela CML na rua do Salitre terão sobre o Jardim. O facto de o Jardim Botânico (JB) ter sido finalmente classificado como Monumento Nacional e como tal ter direito a uma área de protecção parece não demover os promotores imobiliários no sentido de forçarem a construção em altura e profundidade nas zonas limítrofes do JB, avançando mesmo para o seu interior, impermeabilizando os solos e alterando as condições climatéricas do JB.
Estranhamente o vereador JSF, responsável pelo pelouro dos espaços verdes da CML tem-se mantido à margem da polémica alegando que não seria ético da sua parte pronunciar-se sobre o assunto uma vez que é parte interessada na acção que corre nos tribunais entre a CML e a Braga Parques sobre o Parque Mayer. Não vemos que essa questão possa obstar a que o vereador JSF se pronuncie, como é seu dever, sobre o assunto em causa.


Junto reproduzimos, pelo seu interesse, a notícia publicada no 'Público' do passado Sábado dia 6.

'clicar' nas imagens para as aumentar

Mais sobre este assunto aqui e aqui.

3 comentários:

  1. Caro Lérias,

    Mas o Jardim Botânico está sob gestão da câmara?

    E só há um vereador na câmara para se pronunciar sobre o PP do Parque mayer?

    Este jogo político que este blogue insiste em alimentar já enjoa. Ora como amigos do PR, ora como amigos do botânico, ora como moradores, ora como comerciantes anónimos, ora como botânicos, ora como elementos do BE.

    É o que temos...

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Em primeiro lugar o artigo que está a comentar não é da autoria do seu 'Caro Lérias' mas sim de um colectivo chamado 'Amigos do Príncipe Real'; em 2º lugar se tivesse lido a nota sem qualquer 'parti pris' verificaria que ela se refere aos impactos negativos que o PPPM terá sobre o JB, sendo que o PPPM é da responsabilidade da CML; em terceiro lugar destacamos uma nota de um órgão da Comunicação Social que transcreve a 'desculpa' do vereador responsável pelo pelouro dos espaços verdes para não se pronunciar sobre o assunto.
    Por último: este colectivo é estritamente apartidário, nada temos a ver com o BE nem somos seus porta-vozes e não nos move nenhuma sanha contra o vereador em questão, mas tão só a defesa do nosso património.

    ResponderEliminar
  3. Um gajo deve andar a fazer alguma coisa bem quando assessores do Sá Fernandes se fazem passar por anónimos para o atacarem.

    Caríssimo, ou caríssima, eu, enquanto cidadão, luto pelo que acredito e não pelo que me pagam para acreditar.

    Foi o BE que pediu aquela visita à Liga dos Amigos do jardim Botânico, da qual faço parte. Fiz a visita guiada com todo o gosto. Como faria ao Sr. Sá Fernandes se deixasse a sua soberba bacoca de parte e quisesse por uma vez aprender alguma coisa.

    E se me associa a tantas coisas diferentes é porque ao contrário de si, assino e dou a cara por tudo o que faço.

    Passe bem, caríssimo. Ou caríssima.

    ResponderEliminar