sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Que se passa com este palacete?


Palacete do Barão de Santos
(Pç. Príncipe Real, nº 14)


Descrição

De planta rectangular, volumetria escalonada sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 e 4 águas e em clarabóia, em coruchéu. De 4 pisos (um deles parcialmente enterrado e apenas visível nos alçados lateral e posterior e outro, ao nível da cobertura), exibe cunhais em cantaria, embasamento revestido com placagem pétrea e superfície murária em reboco pintado, animada pela abertura de vãos de verga de volta perfeita com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. [...]INTERIOR: destacam-se, como principais espaços de organização e distribuição da compartimentação interna, vestíbulo de planta rectangular com muros laterais animados por portas (falsas) e, muro de topo, rasgado por arco abatido em cantaria (guarnecido por guarda-vento) articulado com caixa de escadaria com muro curvo, sobrelevada e com acesso através de lanço de escada axial. Escada de lanço recto inicial e patamar - com muro animado por nicho com figuração escultórica - com troços divergentes, conducentes ao andar nobre, (uma sequência que se repete na passagem do 1º para o 2º andar) e iluminados por clarabóia em coruchéu. [...]ESTUQUES: observados nos compartimentos do piso térreo e 1º andar; PINTURA MURAL: nalgumas paredes dos corredores de circulação, identificaram-se alguns vestígios de pintura mural de índole decorativa

Cronologia

1862 - construção do palácio pela viúva do 1º barão de Santos (de apelido Santos Silva e falecido em 1858), D. Carolina Augusta de La Rocque, nele passa então a residir a baronesa e, não o filho primogénito e herdeiro do título (2º barão de Santos, João Ferreira dos Santos Silva Júnior, 1828 - 1903, empenhado em carreira diplomática) mas seu irmão, Carlos Ferreira dos Santos Silva conselheiro e banqueiro, o barão de Ferreira dos Santos ; 1906 - era proprietário e residente no edifício Carlos Ferreira dos Santos Silva ; 1924 - o palacete encontrava-se na posse de Francisco Xavier dos Santos Silva ; 1942 - Francisco Xavier dos Santos Silva continua a ser proprietário do imóvel mas reside na R. das Amoreiras, enquanto no palacete está instalada a Legação do Japão ; c. 1945 - até esta data funciona no imóvel a Legação do Japão ; 1945 - o imóvel é alugado pela Fundação da Casa de Bragança, que aí instala a sua sede ; 1970 - o palácio é propriedade de D. Mariana de Castilho dos Santos Silva Vaz de Almada, D. Maria Adelaide Castilho dos Santos Silva de Castro e de Carlos Castilho dos Santos Silva ; Décadas de 80 e 90 - funciona no 1º e 2º andar o Instituto Camões (antigo Instituto da Língua e Cultura Portuguesa e Instituto de Alta Cultura), enquanto a Fundação da Casa de Bragança ocupa o piso térreo ; 1994 - o Instituto Camões deixa as instalações que ocupava até então ; 2000 - mudança da sede da Fundação da Casa de Bragança para Caxias, sendo o palácio fechado.



Foto: CML
Descritivo e cronologia: Ex-DGEMN

2 comentários:

  1. Fantastico, maravilhoso o Palacete do Barão de Santos fico feliz de saber que existem pessoas preocupadas com a história, com a memória.
    Sou escritor na area de familias e escrevi sobre a familia Santos Silva e La Rocque, e fiz toda a descendencia de João Ferreira dos Santos Silva Junior (1º Barão de Santos)e CAROLINA AUGUSTA DE LA ROCQUE (Baronesa de Santos), até os dias de hoje aqui no Brasil com detalhes importantissimos de documentos primários etc. O Livro chama-se Entrelaços de Famílias História e Genealogia; acredito ser documento importantissimo para complementar a historia do Palacete. Veja meu SITE http://www.entrelacosdefamilias.com.br
    Forão cinco anos de pesquisa em cemiterios igrejas arquivos e entrevistas com descendentes. A pesquisa foi realizada em todos os Estados do Brasil e em diversos arquivos de Portugal e França.
    Mais uma véz parabens
    Henrique Arthur de Souza
    Pesquisador de História e Genealogia
    Autor do Livro Entrelaços de Famílias História e Genealogia
    E-mail: hsouza43@gmail.com
    http://www.entrelacosdefamilias.com.br
    http://www.movimentoplanetaverde.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário. O problema é que nada se sabe sobre o seu futuro. PF

    ResponderEliminar